Reading, Book, Girl, Woman, People, Sunshine, Summer

Dávio Zarzana faz considerações sobre o direito à Educação, em sua obra Vá em Busca de seus Direitos, um Guia para formar Cidadãos Ativos e Conscientes.

https://images.livrariasaraiva.com.br/imagemnet/imagem.aspx/?pro_id=9753709&qld=90&l=430&a=-1=1005383878

De início, o autor problematiza. Trata-se de apenas um direito? Ou de um direito pleno que deve ser exercido por todos os brasileiros?

A educação é um direito constitucional“, afirma o autor, que prossegue: “É um bem maior que constitui expressão válida do próprio pensamento do povo e da formação de sua cultura, podendo servir muito melhor o que for bem-educado à sociedade e ao país“.

É dever do Estado e direito de todos ter acesso à educação“, frisa o autor, que firma o que devemos ser: “brasileiros competentes e trabalhadores, com direitos e obrigações“.

O autor informa que devemos exigir a concretização social da educação: “porque a educação, mais do que nunca, é a única mola propulsora de um país, que faz diferença para enriquecer nossa nação e o próprio meio em que os educandos se desenvolvem“.

O professor é aquele que realmente pratica, quando se entrega de coração a tal tarefa, o exercício de um sacerdócio“, leciona o autor, que avança: “E ele pode mudar vidas e recuperar o sentido de vida de pessoas“.

O autor defende os professores para que tenham a possibilidade de lecionar com tranquilidade, sem sofrer atos de violência. E também contribuírem para o desenvolvimento humano e intelectual de seus alunos.

Finalmente, argumenta na direção de que os alunos tenham acesso à Educação de qualidade, não devendo ser simplesmente aprovados sem estarem aptos para tanto.