person using ballpoint pen

Nicholas Merlone

Boletim Econômico & Financeiro

G1 | Dólar opera em queda após mínima recorde de desemprego nos EUA.

DCI | Economia e Liberdade.

G1 | Economia dos EUA parece desacelerar, mas mercado de trabalho segue forte.

GauchaZH | Do “Tinder do emprego” à desburocratização: quais as medidas de Bolsonaro para destravar a economia.

Estadão | Bancos divergem sobre economia que virá com reforma.

Valor Econômico | Por que a economia brasileira custa a crescer?

G1 Produção industrial cai 1,3% em março, pior resultado desde setembro.

G1Governo quer acelerar investimentos de infraestrutura com impactos ambientais e sociais.

Valor Investe |Entrevista com o ex-presidente do Banco Central.

Notas Nossas

Quanto à reforma da Previdência ainda não há certeza de quando realmente sairá. Porém, se tem feito diversas projeções de modo que, no futuro com seu sucesso, acertaria as contas públicas com redução dos gastos.

O governo Bolsonaro pretende adotar medidas que talvez possam melhorar a economia, como desburocratização, qualificação de mão-de-obra para aumentar o nível de empregos, bem como criação de meios eletrônicos também para essa finalidade. Além disso, pretende investir em infraestrutura, o que se faz realmente necessário para o desenvolvimento nacional.

Nesse cenário, é importante realmente fazer investimentos e não apenas cortes de gastos. É preciso assim, por exemplo, investir nas microempresas e no microcrédito. Nesse sentido, Bolsonaro bem acerta criando modalidade de empresa compatível com a necessidade, além de lançar medida provisória também nessa direção.

Igualmente, passamos por uma janela demográfica em que o crescimento do número de jovens se reduz e aumenta o número de idosos no futuro. Por isso, a reforma da Previdência é de fato necessária.

Finalmente, destaca-se a necessidade da educação financeira que o Estado deve prover aos brasileiros, para compreenderem melhor como funciona a economia, as finanças pessoais e, assim, investirem no mercado financeiro com segurança.