Mara Gabrilli, deputada federal por São Paulo, é um exemplo de superação. Mara Gabrilli sofreu um acidente de automóvel, em 1994, que a deixou tetraplégica. Passou cinco meses internada – dentre os quais dois em respirador artificial – e recebeu uma nova condição para a vida: a impossibilidade de se mexer do pescoço para baixo. (confira: Wikipédia)

 

Câmara Plenário Mara Gabrilli assina lei de inclusão deficiente deficiênciaMara Gabrilli , em Plenário, assina ofício ao receber texto
da Lei Brasileira de Inclusão, antes do envio à sanção

Daí em diante, passou a se preocupar com a esfera social. Realizou relevantes iniciativas  preocupadas com o bem-estar social. Tal qual a ONG Projeto Próximo Passo. Esta ONG tem como meta primordial buscar novos caminhos para trazer acessibilidade, além de apoiar pesquisas de cura de paralisia e desenvolver projetos de inclusão social para atletas com deficiência.

Foi também a primeira titular da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida (SMPED).

Igualmente, fundou o Instituto Mara Gabrilli. Tal Instituto fomentou pesquisas científicas para os deficientes, bem como estimulou o esporte adaptado. Além disso, também formou uma equipe multidisciplinar (psicólogos, fisioterapeutas, assistentes sociais etc.) para atuar nas periferias.

Como vereadora em São Paulo, aprovou quatro projetos de lei, direcionados para a dignidade humana e vida saudável do deficiente físico.

Chega, então, à deputada federal, com atuação decisiva. Por exemplo, com a relatoria da importante Lei que entra em vigência: Lei Brasileira de Inclusão.

A deputada Mara Gabrilli (PSDB-SP), relatora da proposta na Câmara, ressaltou os benefícios da lei em vigor. “É um ganho para o Brasil, tanto para o segmento da pessoa com deficiência como para toda a população. Ao promover esse protagonismo da pessoa com deficiência no Brasil, você acaba alavancando todos os setores, já que a lei dispõe sobre trabalho, saúde, educação e sobre infraestrutura das cidades”.

Em entrevista afirma: “O que tenho é um objetivo muito claro: melhorar a qualidade de vida das pessoas com deficiência. E tenho muita energia e vontade de trabalhar para isso“.

Nestas eleições de 2018, Mara Gabrilli é candidata ao Senado Federal por São Paulo pelo PSDB.

Bibliografia

CÂMARA DOS DEPUTADOS. Entra em vigor a Lei Brasileira de Inclusão. 04/01/2016. Disponível em: < http://www2.camara.leg.br/camaranoticias/noticias/DIREITOS-HUMANOS/502371-ENTRA-EM-VIGOR-A-LEI-BRASILEIRA-DE-INCLUSAO.html >; acesso: 05 set / 2018.

Veja: Talyta Villaescusa (texto). Mara Gabrilli: Super mulher. In: REVISTA PÉ DA SERRA. Edição n. 21. Outubro 2014.

WIKIPÉDIA. Mara Gabrilli. Disponível em: < https://pt.wikipedia.org/wiki/Mara_Gabrilli >. Acesso em: 05 set / 2018.